Offline
Dia para doar sangue
Saúde
Publicado em 14/06/2023

Salvar uma vida pode ser um ato possível, basta querer e colocar o coração para pensar antes de qualquer emoção, pois doar-se um pouco de si muda, e muito a vida de alguém que está à espera de um doador de sangue, uma realidade em que algumas ocasiões, quando da falta para quem mais precisa, pode ter um desfecho nada esperado.

Neste ano o lema da campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue de 2023 é "Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência", concentra-se nos pacientes que precisam de suporte transfusional por toda a vida e destaca a importância de doar sangue ou plasma regularmente para criar um suprimento de sangue e hemoderivados seguro, sustentável e sempre disponível, em todo o mundo, para que todos as pessoas que necessitarem possam receber o tratamento oportuno.

 Toda e qualquer doação de sangue ou plasma é um presente valioso e vital, e a doação regular, voluntária e não remunerada é essencial para um suprimento de sangue seguro e sustentável. Um suprimento de sangue seguro, baseado em doações voluntárias e não remuneradas, é vital para todos os pacientes e, particularmente, para muitos que precisam de transfusões de sangue regulares por toda a vida, por exemplo, no caso de doenças como a falciforme ou a talassemia. As doações voluntárias e não remuneradas de plasma também desempenham um papel importante no apoio a pacientes com uma gama de doenças crônicas, como hemofilia ou imunodeficiências. 

 O Dia Mundial do Doador de Sangue é novamente comemorado em todo o mundo no dia de hoje. Oficialmente designado como um evento anual pela Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, a data é uma oportunidade especial para celebrar e agradecer aos doadores voluntários de todo o mundo por doarem seu sangue e é um momento oportuno para tomar medidas para alcançar o acesso universal a transfusões de sangue seguras.

Novo local

Erechim, município que busca ser referência na doação e coleta de sangue está construindo, junto a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA, um Banco de Sangue à sua altura, para tanto as obras já iniciaram e estão em pleno andamento. Com a modernidade, passará a ser um grande aporte para a saúde pública local e dos municípios da região do Alto Uruguai. Investimentos passam a casa dos R$ 2 milhões com recursos do programa investe + Erechim, do Poder Legislativo, Governo do Estado e Emenda Parlamentar.

Atual situação

Em Erechim, de acordo com informações levantadas junto ao Banco de Sangue, a situação, após a realização de muitas campanhas, é muito animadora, pois a agenda para doações está cheia até a metade do mês de julho. São cerca de 18 doadores por dia, o que garante um bom abastecimento, ou seja, os estoques para atender a demanda estão garantidos.

Palavra de doador

De acordo com o doador Renan José Giacomel, 34, doar sangue é algo muito importante, pois existem muitas pessoas que precisam de sangue em algum momento de sua vida e, portanto, cada um deveria fazer a sua parte em ajudar o próximo. “Melhor doar do que precisar, portanto, sempre ajudar o próximo”, pontua.

Como recomendação para futuros doadores, para que façam a sua parte, Renan ressalta que todo mundo deveria doar, dar a sua contribuição ao próximo. “Quem não tem conhecimento da importância do ato deveria buscar, entender o funcionamento e ser, também, um doador em potencial”, finaliza.

 

 

Por Carlos Silveira
Foto Carlos Silveira

Comentários