A Secretaria da Saúde distribuiu, hoje (9), uma nova remessa com 325.195 doses de vacinas contra a covid-19 às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS). Desse total, 86.800 são Pfizer e 122.850, AstraZeneca – destinadas para a primeira dose (D1).
Outras 115.545 doses de AstraZeneca estavam reservadas há mais tempo na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, e foram distribuídas para a segunda aplicação (D2).
A região de Erechim recebeu, ao todo, 4.326 doses (AstraZeneca e Pfizer - D1) e 2.480 doses (AstraZeneca - D2), que chegaram nesta noite, à sede da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde para serem distribuídas a 32 municípios - sendo que Charrua solicitou, mediante ofício, que não havia necessidade, pois a faixa maior ou igual a 18 anos já foi atingida.
Segundo a coordenadora adjunta, Cibeli Lazzari, a semana iniciou cheia de esperança, a partir do anúncio de uma nova remessa de vacinas. “Estas doses estarão disponíveis para retirada na manhã desta terça-feira(10). Reforçamos que a imunização nos garante sonharmos com dias melhores frente as marcas tristes deixadas pela pandemia. Consideramos que ainda precisamos nos mantermos seguros, seguindo os cuidados e protocolos sanitários, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social. Acreditamos nas pessoas e em suas atitudes conscientes”, reitera Cibeli.
Mais sobre a remessa
Desta vez, todo o transporte das cargas de vacinas foi realizado por via terrestre. Segundo o Governo do Estado, os imunizantes destinados para a primeira dose serão distribuídos de forma igualitária aos municípios para a ampliar a campanha de vacinação por faixa etária. Frascos de Astrazeneca, Pfizer e Janssen ficarão reservadas na Ceadi para distribuição posterior, podendo ser usado em possíveis ajustes no andamento da imunização.